Aprenda como transformar o seu escritório contábil em autogerenciável

dezembro 6, 2021

O avanço tecnológico impactou não somente o estilo de vida das pessoas e suas profissões, mas também a gestão de diversas empresas. Afinal, como é possível ter um negócio contábil autogerenciável? Confira!

Como é possível perceber, a evolução das mídias e ferramentas tecnológicas tem modificado a rotina de muitos profissionais ao redor do mundo, e isso não seria diferente nas empresas de contabilidade, que atualmente podem contar com mais praticidade e eficácia em seus processos diários.

Por meio das transformações digitais, os profissionais contábeis podem focar nas atividades mais importantes de sua profissão, como a contabilidade consultiva: o contador se aproxima mais dos empreendedores e tem a oportunidade de conhecer mais suas dores e preferências para, dessa forma, encontrar as soluções ideais.

Ao investir em ferramentas digitais, os processos operacionais ganham mais agilidade e eficiência, permitindo que a equipe do escritório contábil se dedique mais a outras tarefas, se destacando no mercado e melhorando a imagem da sua marca a longo prazo. 

Saiba como transformar o seu escritório contábil em autogerenciável e garantir mais sucesso no mercado!

O que é e por que ter uma empresa autogerenciável?

Ter um escritório autogerenciável é uma ótima escolha para quem deseja ter um negócio sustentável e, ainda, ter mais tempo para focar no que realmente agrega valor à vida pessoal e profissional. 

Uma organização autogerenciável basicamente é uma empresa que funciona bem sem a necessidade de você estar presente ou gerenciando crises, permitindo que você tenha mais tempo livre para focar em atividades, decisões e clientes mais importantes.

Além de facilitar o seu dia a dia, um negócio que possui uma gestão autogerenciável também aumenta a sensação de senso de dono nos colaboradores, melhora o clima organizacional, garante melhores resultados, e ainda expande as oportunidades de fechar bons negócios e ter um ótimo desenvolvimento no mercado.

Como ter autogerenciamento no seu escritório contábil?

Uma empresa contábil autogerenciável precisa atentar para dois fatores: o bem-estar e o desempenho da sua equipe interna ao longo das operações e entregas, e o relacionamento com os clientes por meio das coletas de dados, consultorias e dos atendimentos de qualidade. 

 Ao entender a importância de contar com o autogerenciamento na gestão do seu negócio, você pode estar se perguntando como colocar isso tudo em prática para gerar mais competitividade e retornos positivos. Prossiga na leitura e confira os principais passos a serem adotados pelo seu escritório!

Mapeie os processos da sua empresa

Como são executados os processos atualmente? Quais são as forças e fraquezas do seu escritório hoje? Como está o andamento dos fluxos de trabalho, e o armazenamento, e controle de informações? Esses são alguns questionamentos válidos na hora de fazer um mapeamento mais detalhado em sua empresa.

O principal objetivo dessa etapa é coletar dados, identificar as informações das tarefas e do desempenho da equipe, analisar o que tem funcionado bem e o que pode ser melhorado e, assim, avaliar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do empreendimento. 

Defina o modelo de contabilidade do seu escritório

Nós sabemos que é possível atender clientes de vários segmentos ao trabalhar com contabilidade, visto que é uma área que tem o objetivo de melhorar a saúde financeira dos empreendimentos, mas é necessário direcionar a sua equipe a um tipo de serviço ou nicho específico para ter mais eficácia em suas atividades.

Isso é preciso porque ao trabalhar com ferramentas digitais e contabilidade consultiva, os contadores precisam se dedicar mais para entender as dores dos clientes e contribuir com as tomadas de decisões mais adequadas a cada situação.

Invista em sistemas de gestão

Para ter um escritório contábil autogerenciável, um dos principais passos é utilizar um sistema de gerenciamento para modernizar e automatizar os fluxos de trabalho, proporcionando mais eficácia na execução, no monitoramento e na análise dos processos, resultados e estratégias. 

Por meio de um sistema de automação, é possível:

  • padronizar processos;
  • gerar relatórios de análise de métricas e dados;
  • aumentar a eficácia nos fluxos de entrega dos serviços;
  • armazenar informações com mais segurança;
  • melhorar a comunicação interna e externa;
  • reduzir falhas e prejuízos financeiros;
  • otimizar a quantidade e qualidade das vendas;
  • alavancar a lucratividade.

Fortaleça a liderança e a cultura organizacional

Por meio de uma boa liderança e cultura organizacional, é mais fácil integrar a equipe, identificar os pontos fortes e fracos de cada profissional, encarar desafios ou imprevistos com mais praticidade e aprimorar o desempenho do seu time, garantindo mais motivação e alinhando os objetivos a serem alcançados.

Ofereça treinamentos ao seu time

Além de precisar contar com uma equipe especializada no modelo de contabilidade definido para o seu escritório, é necessário também ter o apoio de profissionais que vão além das entregas de qualidade, a fim de ter um time que possa liderar os processos de forma prática e eficaz.

Para formar uma equipe que impulsione o autogerenciamento da sua empresa, é indicado organizar os processos, dar autonomia e confiança aos profissionais, investir em treinamentos com frequência e implementar o uso de ferramentas tecnológicas na rotina para gerar impactos positivos e analisar cada um deles.

E aí, quais desses passos você já deu para aprimorar o seu dia a dia e garantir uma gestão autogerenciável em seu escritório contábil? Esperamos que este conteúdo tenha inspirado você a usar a tecnologia a seu favor para impulsionar suas estratégias e fortalecer a sua presença no mercado de contabilidade.

Saiba como aumentar a produtividade no seu escritório contábil.

×